Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Observatório da Juventude realiza seu primeiro seminário

Representantes do governo e da sociedade civil participaram de evento promovido em parceria pela Secretaria de Estado de Esportes e Juventude e a Fundação João Pinheiro. O primeiro seminário do Observatório da Juventude contou com a presença do Subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, e debateu temas como educação, formação profissional, cultura, segurança, habitação, vida saudável, sexualidade e cidadania.
Ainda esse ano, será lançado o site do Observatório da Juventude, que disponibilizará dados sobre a situação do jovem em Minas Gerais.

SEEJ e FJP realizam 1º Seminário de Políticas para a Juventude

Agência Minas, 03/08/2012

Evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre representantes do governo e sociedade civil

Alinhar as políticas públicas voltadas para a juventude nas diversas áreas de atuação do Estado e promover o protagonismo da população de 15 a 29 anos por meio da transparência das informações. Estes são alguns dos objetivos de uma parceria firmada em dezembro de 2011 entre a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude de Minas Gerais (SEEJ) e a Fundação João Pinheiro (FJP). Denominado Observatório da Juventude, o projeto teve seu primeiro seminário realizado na tarde desta sexta-feira (3), em Belo Horizonte.

Cerca de 100 pessoas, entre representantes do governo e sociedade civil, participaram do evento, que contou com as presenças do Subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, e da diretora do Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro, Juliana Chiari, entre outras autoridades.

Após a apresentação de um diagnóstico da atual situação dos jovens do estado pelo coordenador do Observatório da Juventude na Fundação João Pinheiro, Victor Maia, foram abertas as sessões temáticas Educação, formação profissional e cultura; Segurança, habitação, vida saudável e sexualidade; e Cidadania, nas quais especialistas da Fundação e da Escola de Saúde Pública/Fiocruz promoveram debates com os gestores sobre estes temas e sobre as ações governamentais.

“O Observatório da Juventude tem duas metas: abarcar a intersetorialidade entre defesa social, educação, saúde e as demais áreas de atuação do governo, e comunicar com o jovem de forma transparente e direta”, explica o Subsecretário da Juventude. “Neste seminário, a Fundação João Pinheiro inicia o compartilhamento, com agentes da sociedade e do governo, de importantes informações para se atingir esses objetivos”, completa.

De acordo com Juliana Chiari, a troca de experiências promovida por iniciativas como este seminário é fundamental para que possibilitar o alinhamento das políticas públicas voltadas para o público jovem. “O evento de hoje é resultado de um longo período de reflexão sobre os vários aspectos da juventude mineira e colabora para a transversalidade, ou seja, para que as políticas implementadas nas mais diversas áreas estejam alinhadas”, observa a diretora.

Próximos passos

No âmbito do projeto, ainda em 2012 lançado o site do Observatório da Juventude, que irá disponibilizar informações sobre evasão escolar, violência e habitação, entre outros dados sobre a situação do jovem em Minas Gerais, bem como dados das políticas existentes.

Você acabou de ler: Observatório da Juventude realiza seu primeiro seminário.

Visite a Turma do Chapéu para ler mais notícias


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6