Jovens entre 18 e 29 anos que estudaram em escolas públicas podem participar do programa Chefs do Amanhã. Realizado por meio de uma parceira entre a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude e o Senac, o curso habilita os alunos a atuarem como auxiliar de cozinha. A primeira turma de 2012 do programa Chefs do Amanhã se formou hoje, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Os convidados puderam experimentar um almoço feito pelos próprios formandos.
O programa Chefs do Amanhã, que já qualificou mais de 1400 jovens, foi criado em 2008 por Roberto Tross e continuado na gestão de Gabriel Azevedo na subsecretaria da Juventude. O curso é totalmente gratuito e o transporte é custeado pelo Governo de Minas.
Formatura da primeira turma do programa Chefs do Amanhã 2012 será nesta sexta-feira
Agência Minas
Curso oferecido pelo Governo de Minas teve por finalidade qualificar profissionais, com idade entre 18 e 29 anos, em auxiliar de cozinha
A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), por meio da Subsecretaria da Juventude, promoverá, nesta sexta-feira (06), às 13h, a cerimônia de formatura da primeira turma do programa Chefs do Amanhã 2012. O evento acontecerá no Centro Mineiro de Referência em Resíduos, local onde foram realizadas as aulas de culinária, Rua Belém, n º 40, bairro Esplanada, em Belo Horizonte.
O curso teve por finalidade qualificar profissionais, com idade entre 18 e 29 anos, em auxiliar de cozinha. Para isso, foram ministradas, por profissionais do Senac, 15 aulas teóricas e 45 práticas, com carga horária total de 200 horas por aula.
O subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, conta que a grande novidade do evento é que um almoço será preparado pelos formandos e servido aos convidados. Ele destaca que todos os jovens que concluíram o curso foram encaminhados ao mercado de trabalho e já estão tendo oportunidades no mercado gastronômico. “Alguns, inclusive, já foram contratados e um desses empregadores- o vencedor do concurso Comida di Buteco 2012, estará presente na cerimônia e dará dicas sobre o universo gastronômico”, explica o subsecretário.
Aulas
Nas aulas, os jovens aprenderam sobre elaboração de pratos básicos utilizando técnicas específicas das áreas de legumeria, açougue e cozinha quente, bem como conceitos e boas práticas de logística, higiene e manipulação. Juntamente com o curso de auxiliar de cozinha, foram oferecidos cursos complementares nas áreas de pães, roscas e biscoitos; pizzas; preparo de bolos e tortas; quitandas tradicionais mineiras; salgados e canapés; bombons e trufas aos alunos que mais se destacarem.
O programa é desenvolvido pela SEEJ, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ MG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Criado em 2008, o Chefs do Amanhã já capacitou mais de 1.400 pessoas. A previsão é que até o final de 2012 outros 60 jovens sejam beneficiados.
Você acabou de ler: Formatura da primeira turma do programa Chefs do Amanhã 2012.
Visite a Turma do Chapéu para ler mais notícias