
Perspectiva da fachada do CRJ na avenida dos Andradas
O Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte construirão o Centro de Referência da Juventude. O CRJ, fruto de uma parceria da Subsecretaria de Juventude com a Prefeitura – e do empenho pessoal do subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, que fez a articulação entre governo e PBH e se envolveu até na elaboração das plantas – será construído na região da Praça da Estação. O projeto Miguilim, que atende moradores de rua no local, será melhorado e continuará a funcionar na região.
O governador Antonio Anastasia, o secretário de Esportes e Juventude Bráulio Braz, o prefeito Marcio Lacerda e o subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, assinam hoje o protocolo de intenções para a construção do centro. Ao longo do ano, os jovens serão ouvidos para dar ideias sobre a construção do centro em seminários, eventos e no site do Movimento Minas.
Para quem quiser ter uma ideia do que se pretende, vale a visita ao site do Centro Cultural da Juventude, em São Paulo.
Governo de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte assinam protocolo de intenções para construção do Centro de Referência da Juventude
Agência Minas, 02/07/2012
No dia 02 de julho de 2012, o Governo do Estado de Minas Gerais – por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude – e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, realizarão a solenidade de assinatura do protocolo de intenções para construção do Centro de Referência da Juventude.
O desenvolvimento deste equipamento público foi viabilizado com base nas demandas da população jovem – de 15 a 29 anos – apresentadas às entidades governamentais, através da Conferência Estadual da Juventude, exigindo um olhar diferenciado do poder público.
O Centro de Referência da Juventude oferecerá espaços multiuso para as mais diversas formas de expressão ligadas às artes, esportes, cultura, culinária, comunicação e empregabilidade, além de locais específicos para a promoção de políticas para a juventude e serviços de utilidade pública.
Fachada branca do CRJ servirá de tela para jovens exporem obras escolhidas via internet
Situado na Praça da Estação, com 5.625 m² de área construída, o projeto de edificação é totalmente acessível e utiliza recursos sustentáveis. Sua localização favorece o acesso dos jovens por meio do transporte público e contribui com a revitalização da região central da capital. O projeto comtempla a restauração dos elementos remanescentes da fachada da primeira grande indústria têxtil inaugurada em Belo Horizonte, e promove uma relação cultural com a vizinhança.
O investimento total destinado ao projeto e obra é de 14 milhões de reais, sendo 10 milhões de reais provenientes do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria Estadual da Juventude.
O Centro de Referência da Juventude tornará a capital mineira exemplo na potencialização do desenvolvimento juvenil por meio de atividades específicas, para uma Minas + Jovem e para uma Juventude Mineira em Rede.

O CRJ em perspectiva vista da rua Guiacurus com a rua Aarão Reis

Vista geral da praça da Estação com a implantação do CRJ
Você acabou de ler: Centro de Referência da Juventude: novo espaço para o jovem em BH.
Visite a Turma do Chapéu para ler mais notícias